quinta-feira, 7 de junho de 2018

O que é uma peça piloto ...

Ola meninas !Tudo bem com vocês? Hoje eu venho tirar muitas dúvidas de leitoras que quer saber um pouco sobre esse universo da costura ,são tantas perguntas que recebo por e-mail,por direct do instagram pelo grupo do whatsApp as modelistas, que achei melhor elaborar um posts aqui no blog ,explicando sobre oque é uma peça piloto ,como é tirar um molde de uma roupa etc .
Desde quando eu terminei o meu curso de modelista à 4 anos atrás ,confeccionei poucas peças de roupas ,voltei agora à costurar e colocar em prática oque eu aprendi na teoria,e devido algumas peças de roupas que eu confeccionei tenho compartilhado nas minhas redes sociais ,e foi ai que despertou a curiosidades de muitas leitoras .

 O traçado  dos moldes.
O molde é usualmente  feito  em papel KRAFT  ,também  conhecido por PAPEL-MANILHA. 
Conforme  visto na imagem à cima,ele será traçado de acordo com a tabela  de medidas  na qual o modelista se baseará.
Essa é a etapa  em que são inseridos todos os detalhes do modelo. Quando os moldes estiverem finalizados,você poderá  inserir o acréscimo (ou margem)de costura ,de acordo com as máquinas a serem  utilizadas ,o modelo e o efeito  desejado.
O tamanho  das margens  de costura também pode ser  definido de acordo com o padrão de cada  confecção . Algumas  podem até optar por não incluir as margens no molde  e inseri-las  no momento de riscar o tecido  para o corte .
Aqui sugerimos que você deixe os seguintes valores para as margens.
⇾1 cm na cintura;
⇾2 cm nas laterais;
⇾2 cm no meio das costas;
⇾3 cm para a bainha .
Após traçar os moldes e, caso indicado,acrescentar as margens de costuras ,é necessário recortar cada parte e anotar em cada  uma as seguintes informações:
Nome da peça (anotar no molde "manga ",por exemplo )"
Tamanho  da peça (nº42,por exemplo);
Nome ou referência (coleção verão,refe ***,por exemplo);
Quantidade de partes a ser cortadas (x um numero ,por exemplo);
Quantas partes  compõem  o molde (7 partes por exemplo);
Posição do fio do urdume;
Nome do modelista;
Data do molde;
É  também  atribuição do modelista  calcular  o consumo de tecido para  cada  modelo,assim  como em relação  a todos os materiais que  serão  usados para a peça-piloto.

A peça -piloto é o primeiro molde a ser testado  e é feita,normalmente,em um  único  tamanho .A partir dela, será realizada a prova de ajustes,quando se fazem todos os acertos necessários,antes da produção em série . 



A confecção da peça-piloto  passa por vários  etapas e envolve  diversos  profissionais .Depois de uma modelo ser  idealizado e desenhado pelo estilista,e de o molde ter sido confeccionado pelo modelista ,uma primeira peça  é cortada e transformada em peça-piloto,que é o protótipo ou seja ,a primeira versão  do produto  das peças que serão produzidas em grande quantidade.
Geralmente ,o costureiro pilotista é responsável por costurar a peça-piloto e fazer  os ajustes  que o estilista e o  modelista poderão  solicitar . Mas é bom esclarecer  que, muitas  vezes ,em  confecções  de micro e pequeno portes, ou quando  se trabalha  por conta própria , o modelista  tem de ter  conhecimento  de corte e costura ,porque  não  é possível contar com os serviços  de um pilotista.
A confecção da peça-piloto é de extrema importância ,pois evita  prejuízos e perdas  futuras ,já que a partir  dela  se definirão a quantidade de tecidos,os aviamentos ,os  acessórios,as cores ,além de se determinar o custo final  da peça a ser comercializada.
 Aqui esta algumas fotos de quando eu estava fazendo o curso de modelista .Que saudades desse tempo , confesso que foi o melhor curso que já fiz na minha vida eu particularmente amo moda ...

Bom meninas espero que vocês tenha gostado do post e que eu tenha tirado as duvidas de vocês sobre modelista .👄💋👄❤

2 comentários:

  1. Adorei saber mais um pouco sobre este mundo da costura ,vc arrasa sempre .bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada sua linda fico feliz com sua presença aqui no meu blog bjs

      Excluir

Muito obrigada pela sua atenção,responderei todos os comentários e esclarecerei as dúvidas .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Milly Bridal Uk