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terça-feira, 29 de maio de 2018

Alimentação na gravidez 👶

👶Ola meninas ! Tudo bem com vocês?  O post de hoje eu venho relatar um assunto muito importantes para quem esta grávida como eu, precisamos  cuidar da nossa alimentação nesse período tão importante.
Bom, quando eu fui na minha primeira consulta do pré- natal a minha médica já passou uma lista enorme orientação nutricional ,é tanta coisa que não devemos comer que eu fiquei até assustada rsrs.
Em nenhum  outro momento na vida  de uma  mulher  a boa  alimentação  é tão importante  quanto durante  a gravidez .Embora  as necessidades  de calorias  aumentem  apenas 15%,a necessidade  de  alguns  nutrientes mais do que dobra,e a grávida  precisa  planejar  bem sua alimentação  para atender a essas necessidades. Deve planejar  cuidadosamente com o médico responsável  por  seu pré-natal um programa  de alimentação  que  satisfaça  todas  as necessidades nutricionais  suas  e do bebê.
Qualquer  mulher que esteja  planejando engravidar  deve fazer uma séria avaliação  de seus hábitos  alimentares .Mesmo  antes  de  tentar  engravidar ,já deve começar  a seguir  uma  boa alimentação ,para  conseguir  ter uma ótima  saúde e alcançar  um peso adequado e saudável .Geralmente ,mulheres  magras  demais t~em bebês com baixo  peso ,ao passo que as mulheres acima  do peso  têm maior risco de ter diabetes gestacional e de terem filhos  com excesso de peso.Geralmente ,os bebês que nascem grandes  ou pequenos  demais têm sérios  problemas ,como distúrbios  respiratórios .
Este também é o momento  para se afastar do  álcool ,porque a bebida  causa muitos  danos  ao  feto  durante  as primeiras  semanas  de gestação, quando a mulher  ainda não sabe que está grávida .Estudos mostram que as mulheres que tomam um ou dois drinques por dia ,normalmente,têm bebês pequenos.Risco maior  têm as alcoólatras  durantes  a fase inicial da gravidez ,pois estão mais sujeitas a terem filhos com síndrome alcoólica fetal,um conjunto de defeitos congênitos como deficiência  mental ,má-formação  facial e cardíaca,cabeça  pequena  ou crescimento retardado .

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL
Durante  a gravidez ,o ganho de peso recomendado  para uma mulher com uma gravidez normal é de 11 a 16 kg aproximadamente .As mulheres que estão  abaixo  do peso ao engravidar  podem precisar  engordar  até 18 kg,e as mulheres  acima  do peso são aconselhadas  a não  engordar  mais do que 6,8 a 11 kg .
A maioria das mulheres  precisa  adicionar  aproximadamente 300 calorias à sua alimentação diária para manter um crescimento  fetal  saudável ,principalmente nos últimos  dois trimestres. Esta quantidade é relativamente  pequena,embora  digam que "ela tem de comer por dois".Uma mulher que dobra a quantidade  do que come ,provavelmente ,ganhará  peso em excesso .Dentre os alimentos  adequados  para  adicionar estas 300 calorias  extras estão 2 ¹/² xícaras de leite desnatados ,um sanduíche preparado com 85 g de peito de frango magro ,ou um ovo e duas torradas.
Proteína .Uma mulher  grávida  precisa  consumir diariamente 25g de proteína a mais  que  corresponde a 1 ¹/² copo de leite (12 g de proteína) e 60 g de carne cozida (14 g  de proteína).Alguns estudos  afirmam que o excesso  de proteína pode ser  prejudicial ao feto ,causando  um  retardo  de crescimento ou parto  prematuro .
Ao  comprar alimentos  ricos em proteínas,procure  sempre carne magra,aves e peixe,que também são uma boa fonte de vitaminas B,ferro e outros minerais .Outros alimentos ricos  em proteínas são ovos ,queijo e uma combinação de grãos e legumes .As seguidoras da dieta lacto-ovo-vegetariana podem obter a proteína necessária do leite e do ovo,ao passo que as vegetarianas  radicais ,que apenas se alimentam de frutas ,legumes e verduras ,devem  consultar  um nutricionista para elaborar uma  dieta adequada.
Os alimentos  ricos em ferro são carnes vermelhas ,peixes ,aves ,pães e cereais  enriquecidos ,legumes,ovos,frutas  secas  e hortaliças  verde-escuras. Entretanto ,o ferro heme vindo de produtos de origem animal é mais rapidamente absorvido do que o ferro  não-heme dos vegetais  e dos ovos .

6 comentários:

  1. Que post bacana vou mandar o link para minha irmã que está grávida.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
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    1. Muito obrigada Janaína ...bjs (comentário retribuído)

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  2. Ótima dica s2

    Beijokas da Camila e Carol

    Post novo todos os dias

    Vamos Papear 

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    Respostas
    1. Muito obrigada Camila pela visita e que bom que vc gostou .bjs (comentário retribuído)

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  3. Amei o post amiga grávida mais linda do mundo!
    Alimentação é importantíssimo para nossa saúde e também para a saúde do bebê, né?
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

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  4. Parabéns pelo posts ,realmente é preciso muito cuidado com alimentação quando se esta gravida adorei saber .bjs

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Muito obrigada pela sua atenção,responderei todos os comentários e esclarecerei as dúvidas .

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