quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Outubro Rosa Previne-se contra o câncer de mamas .

Ola leitores !
Abracei esta campanha sobre o Outubro Rosa ,e hoje eu venho compartilhar com vocês este posts sobre como nós se cuidar para prevenir contra o câncer de mamas.
O câncer de mama continua  sendo o mais  frequente  em mulheres  e ,enquanto a maioria  dos "caroços" encontrados  nos seios  é  benigna ,quanto mais  cedo for  feito  o diagnóstico, melhor .O monitoramento constante para verificar mudanças  nos seios é ,portanto,crucial.
Possíveis Causas
A causa do câncer de mama ainda é pouco compreendida ,pois os fatores de risco  explicam  apenas  uma pequena porção dos casos . Esses fatores de risco são um histórico de casos em pessoas  próximas (mãe ou irmã ,por exemplo),ter  o primeiro  filho após os 30  anos ,não amamentar ,início muito  cedo da menstruação (12 anos de idade ou menos ) e menopausa tardia .Outros fatores  que foram  associados ao risco  de câncer  de mama  são a obesidade ,o  consumo  excessivo  de álcool,o tabagismo e a alimentação  rica em gordura (especialmente de origem animal) e pobre em frutas ,vegetais e fibras .Esses  fatores podem aumentar o risco de herdar  algum gene ligado ao câncer de mama ou aumentar a exposição ao hormônio  feminino  estrogênio que parecem estimular  o crescimento  do tumor ,apesar  de nem todos os tipos de câncer  estarem  associados  a hormônios.

CUIDANDO DAS MAMAS
Siga uma com pouca  dieta gordura e muita fibra ... em particular ,reduza seu consumo de gorduras  saturadas(animais)

Coma,pelo menos,cinco porções  de frutas e vegetais  diariamente  para  obter  antioxidante  e fibras.Alguns alimentos  vegetais  contêm substâncias  que protegem contra o câncer ,como  isoflavonas (soja ,por exemplo ),limoneno(frutas  cítricas),sulforafano (brócolis)e ácido elágico (frutas silvestres).

Coma mais peixes oleosos  ácidos graxos essenciais encontrados nos óleos de peixe estancam o crescimento de algumas células  cancerosas.

Perca o excesso de peso ...tecidos adiposos  podem fabricar estrogênio a partir de outros  hormônios presentes na circulação.

Faça exercícios regularmente ...pelo menos ,30 a 60 minutos quase todos os dias.

Evite o excesso de álcool ,pois ele aumenta os efeitos do estrogênio.Algumas  pesquisas  sugerem que beber apenas uma unidade de álcool  por dia aumenta o risco de câncer  de mama em 11%,aumentando para 24% com duas unidades e 38% com três unidades diárias. Infelizmente ,não  parece  que o vinho tinto ,com todas as suas propriedades antioxidantes ,proteja contra o câncer de mama .

Não fume ...uma revisão de 13  estudos descobriu que mulheres  fumantes  têm de 20% a 50%  mais chances de desenvolver câncer de mama.

DETECTANDO O CÂNCER DE MAMA

Algumas  mamas  são naturalmente  mais  irregulares  que outras  e elas também podem  sofrer  alterações ao longo do seu ciclo mensal .
Aprendendo como se comportam em diferentes momentos ,no entanto ,mudanças  sutis podem ser detectadas .Faça o autoexame quando estiver  no banho ou no chuveiro ,ou quando estiver se vestindo.Se notar qualquer mudança ,procure u médico imediatamente.

Examine. suas mamas  regularmente.
Conheça. o aspecto e a consistência normal delas.
Procure.  caroços ,manchas,espessamentos  ou mudanças no formato ou no tamanho.
Faça. exames periódicos de mamografia quando recomendado pelo médico.


3 comentários:

  1. Amei seu post amiga!
    É sempre bom alertar sobre essa doença triste que afeta muitas mulheres.
    Prevenir sempre!
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela campanha o post ficou ótimo .bjs

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela tua atenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...