segunda-feira, 3 de outubro de 2016

"Outubro Rosa-7 Maneiras de Ajudar na Prevenção do Câncer ."

Outubro Rosa - 7 Maneiras de Ajudar na Prevenção do Câncer

Outubro Rosa é a grande campanha internacional do câncer de mama, no Brasil vários artistas doaram suas imagens para campanha e vários monumentos são iluminados na cor rosa para chamar sua atenção para os riscos e prevenção do câncer de mama. 
Outubro é mês da consciência do câncer de mama, porem o auto exame deve ser feito mês a mês e também é necessário que vá ao ginecologista periodicamente para checar essa e outras doenças relacionadas a mulher.

O importante e que não se esqueça de tomar as medidas adequadas para prevenção.
Felizmente, o câncer de mama é totalmente tratável se detectado cedo.
Abaixo estão algumas dicas sobre o que você pode fazer para garantir uma ótima saúde e estar ciente de seu corpo para ajudar a prevenir e tratar o câncer de mama.

1. Autoexame da mama (BSE)
Faça o autoexame da mama para descobrir se tem o câncer é importante que você esteja ciente se seus seios estão saudáveis ​​ao olhar e sentir, não importa qual sua idade.
A partir de 20 anos de idade, você deve fazer autoexame uma vez por mês, e imediatamente relatar quaisquer alterações ao seu ginecologista.
O melhor momento para fazer um exame é quando seus seios não estão mais sensíveis ou inchados.

2. Exercício Físico
O exercício regular foi encontrado não só para ajudar a prevenir o câncer da mama, mas também foi demonstrado ser eficaz na melhoria da saúde global e qualidade de vida dos pacientes e do câncer da mama.

Um estudo realizado recentemente mostrou que as mulheres que tiveram estilos de vida muito ativos (mais de 42 horas por semana de atividade geral) tinham um menor risco de câncer de mama em 25% do que aqueles que apenas exerceram entre 0 e 7 horas por semana.
Tenha em mente que estes estudos incluíram todos os tipos de atividade física, não só o tempo dedicado a correr ou ir à academia.
A coisa mais importante é lembrar que qualquer nível de aumento de exercício físico em relação ao seu nível atual vai ajudar a reduzir o risco de câncer de mama. Um estudo mostrou que apenas 1 a 2 horas e meia por semana de caminhada rápida pode reduzir o risco em até 18%!


3. Evite beber e fumar em excesso
Alguns estudos sobre isso parecem conflitantes, a conclusão geral é que, com o aumento do consumo diário de álcool, o seu risco de câncer de mama também aumenta.
Um estudo mostrou que um possível mecanismo para isto é o aumento no consumo de álcool, particularmente em mulheres pós-menopáusicas, também aumentam os níveis de determinadas hormônios, um desequilíbrio que pode aumentar o risco de câncer da mama.

Qualquer nível de fumante tem mostrado fomentar um aumento muito significativo no risco de câncer da mama. Fumar 1-9 cigarros por dia mais do que duplica o risco de câncer de mama, enquanto fumar mais de 20 cigarros por dia pode aumentar o risco de câncer de mama em quase cinco vezes.
Você pode dar o primeiro passo e procurar ajuda.

4. Converse com seu médico sobre controle de natalidade
Estudos têm demonstrado que tomar o controle da natalidade pode duplicar o seu risco de câncer de mama, se você não está tem controle de natalidade.
No entanto, os contraceptivos orais também podem ter um efeito protetor em proteger você de certos tipos de câncer de ovário e de colo do útero.

Lembre-se que existem muitos outros fatores envolvidos no risco de câncer de mama que você deve discutir com seu médico antes de iniciar ou parar qualquer regime contraceptivo oral.

5. Manter um peso saudável
Um estudo importante feito na Iniciativa de Saúde da Mulher mostrou que a obesidade em mulheres na pós-menopausa tem um risco elevado de câncer de mama.
Uma mudança no índice de massa corporal de 18 anos também foi associada com o câncer de mama pós-menopausa.

Mesmo que você esteja muito longe de atingir a menopausa, lembre-se que os hábitos podem começar e ficar em qualquer idade, seja saudável ou não, o que significa que ter um estilo de vida saudável hoje resultará em um estilo de vida mais saudável amanhã.

Mulheres obesas correm mais risco de desenvolver câncer de mama e outras doenças.
Segundo a especialista em emagrecimento saudável Rosi Feliciano a reeducação alimentar é o caminho durável para o controle do peso e boa saúde.
Mesmo ao tentar emagrecer rápido devemos buscar métodos naturais, com boa nutrição e que possam nos colocar no caminho da reeducação alimentar, como o plano detox

6. Amamentação
Estudos mostram que a amamentação tem demonstrado ter um efeito protetor contra o câncer de mama, especialmente se você amamentar durante 16 meses.
Estes resultados foram apresentados novamente em um estudo feito com mulheres, que constatou que o efeito protetor foi maior em mulheres que eram mais de 25.

Com o aumento do uso de fórmula para recém-nascidos, estes estudos mostram que a amamentação não é apenas benéfica para os bebês, mas também para as mamães.

7. Boa Nutrição
Garantir que você está comendo saudavelmente está relacionado a três dos fatores mencionados acima (exercício físico, evitar álcool e manter um peso saudável), que irá ajudar a reduzir o risco de câncer de mama.
No entanto, uma boa nutrição como um comportamento independente vai ajudar a combater o câncer de mama também.
Certos alimentos que contêm ômega-3 ácidos graxos podem ter um efeito protetor contra o câncer de mama, bem como aqueles que contêm quantidades elevadas de antioxidantes.  

Certificar-se de que você está comendo a quantidade certa de alimentos de energia para a sua idade, altura, peso e ter alto nível de atividade são chaves importantes para garantir um bom equilíbrio nutricional para a sua prevenção do câncer de mama.
O cancro da mama é muito complicado, e não há nenhuma maneira de preveni-lo. Além disso, há também outros fatores, como histórico familiar e genes, que podem ter uma forte influência sobre a saúde da mama.
No entanto, existem muitos fatores de estilo de vida, como as mencionadas acima, que pode ajudar a manter seu corpo e suas meninas saudáveis.








2 comentários:

  1. Parabéns por conscientizar a todos sobre o Outubro Rosa, que é um mês para que todos fiquem atentos ao câncer de mama e conheça mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela tua atenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...