segunda-feira, 1 de agosto de 2016

"Os benefícios da cenoura para nossa saúde..."

Ola pessoal!
Mais uma semana começando,e hoje dia 01.de agosto vou começar o mês ,com postagens "artigos"sobre os benefícios dos alimentos ...E esta primeira semana do mês o blog ,vai trazer só artigos sobre alimentos .O primeiro artigo é sobre esta verdura maravilhosa a cenoura .
Originária do Afeganistão ,a cenoura é nossa fonte mais rica de betacaroteno ,um composto que funciona como antioxidante e pode ser transformado pelo corpo em vitamina A. Quanto mais forte a cor ,maior o teor deste importante carotenóide  da cenoura .Uma xícara de cenoura cozida tem 70 calorias ,4 g de fibra e aproximadamente 18 g de betacaroteno .Essa quantidade é suficiente para prover 150% da ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitamina A um nutriente que é essencial para garantir cabelos,pele,olhos,ossos e mucosas saudáveis .A vitamina A também é um importante aliado no combate contra as infecções .
As cenouras não previnem, tampouco corrigem ,problemas de visão como a miopia e a hipermetropia .Entretanto ,baixos níveis de vitamina A podem gerar a cegueira noturna ,que é uma dificuldade de enxergar à meia-luz ou na escuridão .A rodopsina ,substância necessária para a visão noturna ,é formada pela associação da vitamina A com a opsina ,a proteína presente nas células bastonetes da retina .Comer uma cenoura por dia ,todos os dias ,fornece vitamina A suficiente para evitar ou combater o problema de cegueira noturna ,caso o problema tenha sido gerado pela falta desta vitamina.
CRUA OU COZIDA
Naturalmente doce,as cenouras constituem um ótimo alimento para um lanche de baixas calorias e com alto teor de fibras .Na verdade ,o cozimento para aumenta o teor nutritivo das cenouras,porque quebra as paredes celulares duras que envolvem o betacaroteno. Para uma completa absorção do betacaroteno ,o corpo precisa de um pouco de gordura ,porque os carotenóides   são solúveis em gorduras e não em água.Uma porção de cenoura cozida com um pouco de manteiga ou margarina constitui uma excelente garantia de que o corpo usará todos os nutrientes que estão sendo oferecidos.Cenoura cozida ou amassadas fazem uma ótima entrada ,pois são naturalmente doces e contêm um alto teor nutritivos .
As cenouras também contêm outros carotenóides ,incluindo alfacarotenos ,assim como os bioflavonóides A ingestão de suplementos pode não reproduzir os efeitos benéficos das cenouras .Na verdade ,uma série de estudos comprovou que os suplementos de betacaroteno podem ser prejudiciais à saúde ,principalmente para fumantes.Isso não é um grande problema caso ocorra uma ingestão excessiva de cenouras ,mas pode fazer a pele assumir coloração amarelada .Esse problema ,conhecido como carotemia ,desaparece depois de diminuirmos a quantidade de cenoura ingerida em algumas semanas .Se a coloração amarelada da pele persistir ,ou as partes brancas dos olhos ficarem sem cor ,a causa do problema  pode ser icterícia ,um indicativo de problemas nos rins .
É sempre bom saber mais um pouco sobre os alimentos que consumimos ,com frequência   .


4 comentários:

  1. Oi Jô eu adoro cenoura ,que posts maravilhoso fiquei feliz de saber sobre este legumes maravilhoso .bjs

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  2. Adorei o post amei saber sobre a cenoura .bjs

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Muito obrigada pela tua atenção.

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