terça-feira, 19 de abril de 2016

"Os Benefícios do Gengibre para nossa saúde ..."

Ola pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje eu venho falar dos benefícios do Gengibre para nossa saúde.O uso do gengibre para aromatizar os alimentos remonta às antigas  civilizações .Os chineses já usavam o gengibre no século VI a.C .,e os comerciantes árabes introduziram esta especiaria na região do Mediterrâneo antes do século Id.C .Foram os Cruzados que introduziram o gengibre na Europa ,vindo do Oriente Médio.Esta especiaria já era um ingrediente presente em quase  todas as receitas  de um livro de culinária da  corte inglesa datado de 1390 .Os colonizadores  espanhóis introduziram o gengibre ao novo mundo no século XVI.
A família das zingiberáceas inclui o gengibre e duas outras especiarias conhecidas  o cardamomo e o açafrão ,bem como a banana ,uma parente distante .O cardamomo é muito usado na culinária tropical.Além disso ,é utilizado como aromatizante de pães e bolos na Escandinávia.O açafrão ,principal ingrediente do curry em pó ,também é usado na Ásia para tingir tecidos de uma cor amarelada e, nos países ocidentais ,como corante de algumas margarinas e laticínios.
Remédio popular

Há muito tempo ,o gengibre é um ingrediente importante na medicina popular e sua popularidade é justificada de acordo com algumas pesquisas recentes ,que estão tentando comprovar cientificamente seus efeitos.
Câncer estudo recentes comprovaram que a beta-ionona ,um terpenóide encontrado no gengibre,tem propriedade anticancerígenas .Os tumores induzidos em animais de laboratório têm um crescimento muito mais lento se os animais recebem um pré-tratamento com beta-ionona.
Náuseas e enjôo em viagens .As várias formas de apresentação do gengibre  bebidas não alcoólicas ou cerveja,cápsulas e raiz de gengibre cristalizada são remédios caseiros ,para combater a náusea e o vômito durante as viagens .Essa prática é muito popular principalmente  na Alemanha,lugar onde é considerada um tratamento aprovado pelo governo como forma de combater o enjôo em viagens e a azia. Um estudo recente comprovou que o gengibre é tão eficaz quanto os medicamentos usados na prevenção de enjôos em viagens e não provoca a mesma sonolência do remédio.
Gengibre  cristalizado ou bebidas à base de gengibre com sabor mais acentuado aliviam os enjôos da gravidez ,a náusea decorrente da intoxicação alimentar,de gastroenterite ou da quimioterapia contra o câncer .O gengibre pode ser encontrado em cápsulas para quem acha o gosto muito forte ou sente irritação na mucosa bucal.Dor,como bloqueia a ação da prostaglandina(uma substância química parecida com hormônio que causa infecção ),o gengibre também pode ajudar as pessoas que sentem as seguintes dores.Enxaquecas ,estas dores de cabeças são provocadas por uma inflamação dos vasos sanguíneos cerebrais .Pelo menos uma pesquisa sugere que ingerir gengibre  ao primeiro sinal da enxaqueca pode reduzir os sintomas. Atrite,as prostaglandinas contribuem para curar problemas nas articulações em pessoas que sofrem de artrite .As pesquisas mostram que as pessoas com osteoartrite ou artrite reumatóide sentiram menos dor e inchaço quando tomaram uma dose de gengibre em´pó todos os dias.
Uma ajuda extra para a digestão.
Em algumas terapias alternativas ,como a medicina ayurvédica ,é um dos remédios mais usados para os problemas digestivos.É uma planta consumida em pequenas quantidades,que estimula os sucos gástricos e alivia os efeitos da gripe.Evita inchaços por causa de digestões pesadas ,gases e náuseas .O gengibre também contém enzimas que atacam as proteínas e colaboram para a sua digestão.
Dica. Você pode adicionar a raiz a uma sopa de legumes ,por exemplo .Ou faça infusões de gengibre:coloque uma colher de sopa da olanta ralada junto a um copo de água e ferve.Adoce com um pouco de açúcar mascavo e beba quente.



8 comentários:

  1. Não conhecia esse benefícios...


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Lembro que quando eu estava grávida me indicaram chá de gengibre pra aliviar os enjôos. Adorei saber mais sobre o gengibre! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Lucélia ,sim o gengibre é indicado para aliviar enjôo .bjs

      Excluir
  3. Adorei o post amiga, muito bem informativo e completo!
    Eu nunca usei gengibre mas tenho vontade de experimentar, porque além dele ser ótimo para nossa saúde, ajuda a emagrecer.. hehe
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga muito obrigada ,sim o gengibre é ótimo para emagrecer ajuda no metabolismo .

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi Fabiana ,olha Gengibre com limão não emagrece é mito ,porque o limão é acido ,oque eu sei o chá de gengibre ele sim ajuda a emagrecer ...ok linda

      Excluir

Muito obrigada pela tua atenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...