quarta-feira, 2 de março de 2016

"Os benefícios da beterraba ,para uma alimentação saudável"

Boa tarde Leitores!
Quem me acompanha,nas redes sociais Instagram e no Facebook esta sabendo das novidades. que estou fazendo exercícios físicos e tendo uma alimentação adequada ,não só para manter o peso mais para emagrecer com saúde .E como estou nessa ,de ter uma vida saudável,sempre vou estar fazendo posts de alimentos .E hoje eu venho falar dos benefícios da beterraba,este alimento entrou nos meus cardápio .
A beterraba é um legume altamente versátil.Pode ser cozido e servida  como acompanhamento ,em salmoura,como salada ou condimento ou ,até usada como principal ingrediente  do borche ,sopa  de beterraba  típica do leste Europeu.As folhas de beterraba ,a parte mais nutritiva desse alimento ,podem ser cozida e servidas do mesmo modo que o espinafre ou acelga.
Segundo o folclore ,acreditava -se que a beterraba detinha poderes medicinais para curar  enxaquecas e outras dores . Até hoje ,alguns médicos naturalistas recomendam a beterraba para  prevenir  o câncer e fortalecer a imunidade;também sugerem suco de beterraba crua para  acelerar a convalescença .Embora  a beterraba seja uma fonte razoável de nutrientes,não existem provas científicas que a confiram qualquer benefício medicinal especial.
Não se esqueça dos talos.Uma porção de meia xícara de beterraba cozida fornece 45mcg (micrograma)de ácido fólico ,cerca de 20% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) para adulto.Os talos ,se consumidos ainda verde e frescos .são mais nutritivos ;1 xícara contém 35mg  de vitamina C,quase 80% do que é recomendado para mulheres adultas ;720 de RE(retinol) de vitamina A;160mg de cálcio ;2,5mg de ferro ;e 1.300 mg de potássio.
 As beterrabas mais saborosas são  as menores ,e ainda com as folhas.A melhor maneira de preparar a raiz da beterraba é cozinhá-la com casca ,para que a maioria dos nutrientes e a intensa coloração vermelha sejam conservadas .Depois de deixá-la esfriar ,a casca sai facilmente .A raiz pode ser fatiada ,cortada ou amassada ,dependendo da forma como será servida .A beterraba também pode ser enlatada e embebida em vinagre .

 VANTAGENS
ºFonte de ácido fólico,fibras e potássio.
ºAs folhas são uma fonte rica de potássio ,cálcio ,ferro,betacaroteno e vitamina C.
ºPobre em calorias
ºRica em substâncias fitoquímicas ,como as antocianinas e as saponinas ,que se ligam ao colesterol no trato digestivo ,reduzindo o risco de doenças cardíacas.

DESVANTAGENS
º Deixa a urina e as fezes avermelhadas ,uma característica inofensiva,mas que acaba por alarmar as pessoas que a confundem com sangue.
º Se propenso a desenvolver cálculos renais ou gota ,evite as folhas de beterraba ,pois são ricas em oxalatos .O oxalato pode formar ricas em oxalatos .O oxalato pode formar pequenos cristais e acontribuir para o desenvolvimento de cálculos renais.



3 comentários:

  1. Mesmo não gostando de beterraba, eu acabo comendo, pois faz muito bem à saúde. Já tive anemia e a beterraba ajudou muito na minha recuperação.
    Bjo!
    http://www.cristadelicada.com.br/

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  2. Amo beterraba, mas não gosto de suco de beterraba!
    Bjs da Su!
    www.rosachiclets.com.br

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Muito obrigada pela tua atenção.

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