quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

"Durma bem e viva melhor"


Boa tarde pessoal!
Hoje eu venho falar do sono bom ahaha,como eu estou nessa de ter uma vida saudável ,andei pesquisando sobre uma boa noite de sono.Para alguns, a necessidade de dormir é considerada sinal de fraqueza.É o novo machismo e as mulheres ,principalmente,estão adotando a ideia.Mas ,enquanto dormimos ,os sistemas do corpo são regulados ,recuperados ,limpos e restaurados por um exército de técnicos moleculares que os fazem voltar ao modo ideal de funcionamento.Novas informações que aprendemos são processadas ,lembranças que são organizadas e armazenadas e o sistema imunológico produz novas células protetoras para combater  batalhões de agentes infecciosos .O hormônio do crescimento é produzido para recuperar tecidos lesionados (em crianças)e bloquear o efeito ruim do estresse.
Quando dormimos bem ,ficamos no melhor "estado operacional".Se isso não ocorre ,nos sentimos grogues e nenhum dos sistema funciona direito .
Não pensamos corretamente  ,não tomamos  decisões acertadas,não nos lembramos de onde estacionamos o carro  nem temos vontade  de fazer amor. As falhas químicas resultantes  nos levam a doenças cardíacas ,AVCs, diabete e obesidade. Eis  algumas estratégias certeiras   de especialistas para termos uma excelente noite de sono .
  HORÁRIO COTIDIANO
Acorde todo dia à mesma hora .Na verdade ,a boa noite de sono começa de manhã .Assim que os olhos se abrem ,a luz atinge o nervo óptico  e o relógio biológico do cérebro .Isso estimula a produção  de hormônios que regulam tudo ,desde o modo como pensamos ao modo como nos sentimos."A luz do sol ativa o cérebro",diz a Dra Frisca L.E ativá-lo todos os dias à mesma hora ensina ao corpo que,à meia-noite ,é bom estar dormindo e ,ao meio-dia ,acordado. Acordar em horas diferentes a cada dia faz o relógio perder a sincronia .A  gente fica horas meio zonzo ,de ressaca .
Não trabalhe até tão tarde .A ideia  vigente é que temos de ficar no trabalho até terminar  o serviço .Mas trabalhar  até a hora de dormir  certamente  afetará o sono.Volte  para casa numa  hora propícia .Na verdade ,é melhor ir  dormir   e depois voltar  para trabalhar  mais pela manhã .Os estudos mostram  que ,depois de uma boa noite de sono ,o aumento da capacidade de concentração faz com que trabalhemos mais depressa e com maior acuidade.
Administre a tecnologia Estar eternamente preso ao celular produz estresse ,ao nos impor uma "sensação de urgência totalmente artificial ",como diz o Dr.Bruce McEwen .Não é preciso renunciar aos aparelhinhos para reduzir o estresse;basta controlá-los .À noite , desligue o celular  e o computador.Desligue o monitor,desfaça -se das luzinhas  noturnas ,apague  o painel  do rádio-relógio.O cérebro pode interpretar erradamente até as luzes mais fracas e achar que deve acordá-lo A escuridão total diz ao cérebro que é hora de dormir .

Exercícios,cochilos.
Adote a sesta Quer dormir um pouco  e melhorar em 24% o desempenho no trabalho?Tire um cochilo de 26 minutos,Estudos mostraram  que cochilar até 90 minutos entre uma e quatro  horas da tarde reduz o débito de sono ,dá mais ânimo ao seu dia,aumenta o desempenho  no trabalho e não afeta o sono noturno.
Mas...e se estivermos no trabalho?"Quem consegue uma pausa de 20 minutos para sair  e tomar um cafezinho",consegue 20 minutos para um cochilo .Se seu chefe não acredita,fale com ele sobre os estudos da Nasa que demonstram que o cochilo nos dá vantagens mentais .
Exercite-se ;O exercícios  melhora o sono com tanta eficácia quanto alguns medicamentos.Em média ,reduz em 12 minutos o tempo necessário para adormecer e aumenta o tempo  de sono total em 42 minutos.E não é preciso muito.Os estudos da Universidade do Arizona  de mostram que caminhar seis quarteirões num ritmo normal durante o dia melhora de forma significativa o sono das mulheres.
Os exercícios ajuste o relógio  biológico a um padrão contante de sono -vigília,ou que promova a produção cerebral de serotonina,substância  neuroquímica que estimula o sono.É  só ter cuidado de terminar o passeio pelo menos duas horas antes de se deitar.Se for mais tarde ,o efeito energizador da atividade física pode nos deixar acordados.

MENTE E EQUILÍBRIO.
Comece o dia com gratidão ,tire dez minutos toda manhã para se sentar,fechar os olhos e agradecer pelas bênçãos da vida .A sensação  de gratidão  vai dar ao dia um tom sereno e reduzir os hormônios de estresse que podem provocar insônia à noite .

Bom pessoal por hoje é só,e espero que gostem do posts ,é sempre bom aprender e saber sobre este universo do sono .Bjs


2 comentários:

  1. Nossa!eu amei saber sobre o sono ,realmente agente não dorme bem e no outro dia agente acorda que brada desanimada quando não termos uma noite boa.bjs

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Muito obrigada pela tua atenção.

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