quarta-feira, 4 de novembro de 2015

"Serie vida saudável, os benefícios do ovo para nossa saúde..."

Ola leitores!
O posts de hoje,é a seria vida saudável,vou falar aqui um pouco dos benefícios do ovo para nossa saúde. Quem ai não gosta de um ovinho frito ou cozido ?Eu sou uma que adoro ovo .Apesar da preocupação com seu alto teor de colesterol e a possível contaminação por salmonela,o ovo continua sendo uma fonte de alimentação popular e econômica.Qualquer risco de contaminação pela bactéria da salmonela é eliminado pelo cozimento,e felizmente o valor nutricional permanece  inalterado com o calor.
Os ovos são um nutriente poderoso.Como outras proteínas animais ,as fornecidas pelo ovo  contêm todos os aminoácidos essenciais.Um ovo de 70 calorias oferece proteínas,vitaminas do complexo B ,  vitaminas A e D ,zinco e ferro.Os ovos são ,também ,uma excelente fonte de vitamina  B¹²,essencial para o correto funcionamento dos nervos .Como a vitamina B¹² só é encontrada em produtos de origem animal,os vegetarianos devem consumir ovos para obter essa  importante  vitamina.
Os ovos são uma boa fonte dos antioxidantes luteína e zeaxantina relacionados a um menor risco de degeneração macular ligada à idade ,uma causa importante de cegueira entre adultos.
A lecitina  um emulsificante natural encontrado nos ovos é rica em colina ,que transporta o colesterol através da corrente sanguínea e auxilia o metabolismo .A colina também é um componente essencial das membranas celulares e do tecido nervoso .Embora o organismo  possa produzir  colina  suficiente para  suas necessidades normais,alguns pesquisadores sugerem  que a colina proveniente  dos alimentos possa  ser útil  na redução do acúmulo de gordura  no figado ,bem  como  no reparo de alguns tipos de lesões  neurológicas .Pesquisas sugerem que a colina possa ser importante para o desenvolvimento inicial do cérebro e melhorar a memória durante a vida.


A QUESTÃO DO COLESTEROL

Um ovo grande contém aproximadamente  70 calorias ,6 g de proteína ,5 g de gordura (dos  quais menos de 2 g são saturado),e cerca de 190 g de colesterol .Estudo  mostram que ,para a maioria  das pessoas saudáveis ,é a gordura total,especialmente a saturada(encontrada em carnes gordas ,pele de frango ,laticínios integrais e óleo  de coco e palma), e gordura trans (encontradas em lanches processados )que têm o maior efeito sobre os níveis de colesterol no sangue.Em geral ,o colesterol dos alimentos não é um fator tão importantes na elevação de seus níveis  como essas gorduras ,mas existem algumas  pessoas especialmente sensíveis ao colesterol dos alimentos e que apresentam uma elevação de seus níveis  no sangue  depois de consumir refeições ricas  em colesterol.Para  essas pessoas e para as que já têm  colesterol alto, geralmente  se sugere limitar o consumo  de gema de ovo para três ou quatro  vezes por semana .Apesar  as gemas contêm  colesterol ,portanto não há nenhuma  restrição ás claras .Na verdade ,as claras  podem ser utilizadas  para substituir ovos inteiros ou apenas as gemas em muitas receitas sem alterar o sabor ou a textura .Pode-se ,por exemplo ,substituir um ovo inteiro por duas claras ou substituir claras batidas por ovos inteiros para preparar alimentos à milanesa.Pode-se ,também ,compor produtos líquidos de claras de ovos que podem ser usados para preparar omeletes e assados.

 
OS OVOS E AS ALERGIAS
 Os ovos estão entre os alimentos  que mais desencadeiam reações alérgicas.Pessoas alérgicas a ovos devem ficar atentas a fontes óbvias como maionese e molhos ,panquecas,waffles , produtos  de confeitaria e sorvetes .Sempre devem verificar os rótulos dos alimentos  cuidadosamente .Estes podem incluir albumina,globulina,ovo mucina e vitelina,que são ingredientes derivados dos ovos .Essas pessoas também devem evitar vacinas contra gripe e outras vacinas incubadas em ovos.

 
    OVOS COM ÔMEGA-3
Ovos enriquecidos com a gordura ômega-3 são novidade .São postos por galinhas que recebem uma alimentação rica em semente de linhaça .Sua gema é rica em gorduras ômega-3,as gorduras poliinsaturadas associadas a menores  riscos de doenças do coração e derrame.Esses ovos têm baixos teores de gorduras saturadas e são uma fonte melhores de vitamina E do que os ovos tradicionais .Já existem também produtos líquidos de ovos,enriquecidos com os mesmos ácidos graxos ômega-3  de alta qualidade,normalmente encontrados nos peixes.Eles contêm 80% menos colesterol ,50%menos gorduras e calorias do que os ovos tradicionais e são uma excelente fonte de proteína.Podem ser usados para preparar tortas, ovos mexidos ou omeletes , substituindo os ovos tradicionais.

"Bom pessoal espero que vocês gostem de saber um pouquinho ,sobre os benefícios do ovos para nossa saúde,e até o próximo poster.Bjs"

                                                                                                                                               

6 comentários:

  1. Ótimo post Joelma, eu por minha vez embora goste de ovos, não posso consumir porque tenho alergias, o que me deixa muito triste ...
    Aqui em casa meus filhos adoram ...

    Bjos
    Minda

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  2. Por acaso não como muitos ovos.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

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  3. Adoro ovos ,frito e cozidos ,parabéns pelo posts

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Muito obrigada pela tua atenção.

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